Alugue Sempre
Nome Nome Nome Nome Nome
01/06/2018
Limpeza para aluguel de temporada: o que você precisa saber

Para quem está começando no mercado de aluguel de imóveis de lazer, pode parecer simples lidar com questões relacionadas à limpeza. Afinal, muitas pessoas imaginam que é só fazer algo semelhante ao que é feito na própria residência. Porém, não é bem assim. Este post vem para mostrar uma série de pontos que fazem com que o serviço de limpeza para aluguel de temporada receba muito mais atenção do que o cuidado habitual que se tem em casa.

Pensando em médio e longo prazo, todo negócio de temporada que está em crescimento precisa de serviços recorrentes de limpeza. À medida que aumenta o número de imóveis no inventário, é preciso existir um plano bem definido a respeito da higienização, pois sem isso a tarefa pode se tornar uma enorme complicação.

O assunto “limpeza” é um dos temas mais recorrentes em avaliações negativas que aparecem nas OTA’s (Online Travel Agencies). Isso tem impacto direto na conquista de novas reservas. Afinal, você se hospedaria em um local que recebeu queixas públicas sobre a falta de higienização? Provavelmente não.

Agora que você já está por dentro da relevância do serviço de limpeza para aluguel de temporada, conheça algumas questões bem importantes que precisam ser levadas em consideração na hora de contratar e orientar os profissionais que vão executar as tarefas. Simplesmente pedir para o profissional fazer a limpeza não é o suficiente quando este serviço terá impacto direto na saúde do seu negócio.

 

O que você precisa saber ao contratar profissionais de limpeza

Estar preparado para a ausência do profissional
 

No serviço de limpeza para aluguel de temporada não pode acontecer o seguinte: ser pego de surpresa com a notícia de que a pessoa responsável pelo trabalho não poderá comparecer e, ao mesmo tempo, estar sem um plano B. Para evitar essa situação, há três opções:

1) Ter o contato de vários profissionais de muita confiança, com referências e histórico de comprometimento. Caso o profissional previamente contratado não possa comparecer, haverá outro profissional disponível para cobrir o furo.

2) Contratar duas pessoas para que elas executem a limpeza ao mesmo tempo. Essa é uma excelente forma de fazer com que o imóvel fique limpo antes e, além disso, se um dos profissionais não comparecer, o outro estará presente para garantir a limpeza.

3) Terceirizar este serviço para uma empresa especializada. Essa costuma ser uma opção financeiramente mais cara, porém, reduz drasticamente a possibilidade de imprevistos, pois a responsabilidade fica por conta da empresa.

 

Ficar atento à entrada do próximo hóspede
 

Converse com os hóspedes para saber da previsão de entrada e saída no imóvel. Isso contribui para antecipar os trâmites em relação à limpeza. Algumas agências de aluguel de temporada costumam bloquear um novo check-in no mesmo dia do check-out de um hóspede. Essa é uma forma de evitar que um problema na limpeza comprometa a estada do próximo hóspede e gere, possivelmente, uma avaliação negativa.

Existem também administradores de aluguel de temporada que optam por colocar horários estratégicos para check-in e check-out (check-in após às 15 horas e check-out até às 11 horas). Isso dá um intervalo de quatro horas para efetuar a limpeza e um novo hóspede pode entrar no mesmo dia.

Dica: quando houver disponibilidade e o hóspede manifestar interesse, você pode deixar disponível a opção de fazer check-in antes ou check-out depois do horário estipulado no anúncio, cobrando valor parcial. Essa é uma ótima forma de monetizar seu negócio.

 

Crie um checklist para o prestador de serviço seguir
 

Quando se tem um negócio de aluguel de temporada, é bem importante trabalhar com a padronização dos serviços, isso vale também para a limpeza. Uma forma de garantir que tudo seja devidamente feito é elaborar um checklist que contenha todas as atividades que devem ser cumpridas, como trocar roupas de cama, tirar o lixo e higienizar todos os ambientes.

Questões de organização e reposição também podem ser agregadas ao serviço de limpeza para aluguel de temporada, basta negociar com os profissionais e incluir no checklist. É possível, por exemplo:

  • solicitar que sejam repostos itens essenciais (sabonete, toalhas e papel higiênico);
  • verificar se há algum utensílio faltando;
  • garantir que tudo esteja funcionando;
  • inserir sinalizadores no vaso sanitário para indicar que o ambiente foi higienizado;
  • empacotar as toalhas de banho e de rosto em sacos descartáveis para sinalizar que estão limpas;
  • deixar em cima da mesa da cozinha um mimo, como uma garrafa de vinho com taças (antes do check-in).

 

Lembre-se dos mínimos detalhes no serviço de limpeza para aluguel de temporada
 

O serviço de limpeza para aluguel de temporada é bem diferente de uma limpeza “normal” pelo fato de que precisa passar na “prova” do hóspede. O profissional não pode apenas limpar, mas também “ter um bom olho ” para os mínimos detalhes. Os utensílios de cozinha precisam estar impecáveis, é necessário que tudo esteja 100% limpo e com ótima aparência dentro dos armários de cozinha e da geladeira.

Dica: o olfato é poderoso. Por isso, além de preocupar-se com a limpeza, pense também em formas de deixar um aroma agradável aos ambientes. Hoje em dia existem aromatizadores superdiscretos e suaves, eles podem ajudar a fazer com que a primeira impressão do hóspede seja excelente.

 

Controlar em tempo real o que está acontecendo
 

Principalmente para quem administra vários imóveis de temporada, é essencial estar por dentro de tudo que está acontecendo em relação à limpeza. Contar com um software é a maneira mais eficiente para garantir informações precisas. 

Todas esses pontos ficaram claros para você? É importante lembrar que o fato de encontrar um excelente serviço de limpeza para aluguel de temporada pode fazer maravilhas não apenas aos imóveis que você administra, mas também como uma estratégia para otimizar o seu tempo.

Até a proxima 

FacebookTwitterInstagram
Copyright © 2017. Alugue Sempre. Todos os direitos reservados.
Termos de Uso.
Top